14 de setembro de 2008

A Igreja do Evangelho Quadrangular


Durante a grande campanha da cidade de Oakland, na Califórnia, no ano e 1922, Aimee Semple McPherson foi inspirada a chamar sua mensagem de “EVANGELHO QUADRANGULAR”. Esta lhe foi revelada enquanto pregava sobre a visão de Ezequiel, dos quatro querubins com quatro rostos que simbolizavam o quádruplo ministério do Senhor Jesus Cristo : “O Salvador, O Batizador com Espírito Santo, O Grande Médico e o Rei que há de Voltar”. A sua mensagem nunca mudou, mas recebeu nova ênfase quando ela começou a proclamá-la com o nome dado por Deus, “O EVANGELHO QUADRANGULAR”.
No mesmo ano, na cidade de Los Angeles, Aimee Semple McPherson comprou um terreno e começou a construção do templo Sede Internacional (Angelus Temple). Foi um passo de fé, porque ela tinha apenas cinco mil dólares e a planta do templo que Deus lhe dera. No primeiro dia de janeiro de 1923, com a capacidade para mais de cinco mil pessoas, o templo foi consagrado. Irmã McPherson dirigia pessoalmente vinte e um cultos por semana, e as novas dependências do templo já não podiam acomodar a multidão que chegava em massa para ouví-la. Nos primeiros cinco meses, mais de sete mil pessoas encontraram a salvação em Jesus e mil e duzentas foram batizadas nas águas. Mais tarde a fundadora escreveu o seguinte comentário: “O fato de que nós enfatizamos a importância da salvação das almas perdidas, em nossas reuniões, junto com a manifestação do Espírito Santo, para realizar milagres, levou Angelus Temple a ser conhecido, durante os primeiros três anos abençoados, como “A Igreja do Avivamento Contínuo”.
Aimee Semple McPherson foi fiel à visão de evangelização mundial que Deus lhe deu. Trinta e três dias depois da consagração do templo sede internacional, no dia 6 de fevereiro de 1923, os primeiros alunos do Instituto de Treinamento Evangelístico e Missionário, iniciaram seus estudos. Em pouco mais de um ano, o número cresceu tanto que foi necessário realizar as aulas num salão que comportava quinhentas pessoas. O número continuou a aumentar até que, em 1926, foi inaugurado um edifício de quatro andares para o uso do Instituto Bíblico (LIFE BIBLE COLLEGE), dedicado ao ensino da Palavra de Deus, e no preparo de obreiros. Nos primeiros cinco anos, houve uma média de mil alunos, estudando e preparando-se para a obra do Senhor.
Orai sem cessar”, diz a Palavra de Deus. Em obediência a esse mandamento, irmã McPherson, consagrou uma sala especial do Templo para esse fim. No dia 18 de fevereiro de 1923, com uma equipe e trezentas e sessenta e oito pessoas, cada uma orando um período de duas horas por semana, a Sala de Oração começou a funcionar; com os homens orando as doze horas da noite e as senhoras nas horas do dia. Desde então, a oração tem sido contínua vinte e quatro horas por dia, com uma média de treze mil pedidos mensais que chegam de diversos lugares do mundo. Deus continua a responder a oração da fé com milagres e maravilhas.
Aimee Semple McPherson consagrou a Rádio KFSG, em 6 de fevereiro de 1924. Era a primeira emissora de rádio pertencente a uma igreja, nos Estados Unidos, e a terceira emissora em Los Angeles. Ainda hoje, a rádio KFSG, proclama a Palavra de Deus através da música evangélica e mensagens, vinte e quatro horas por dia. Além do seu ministério de pregação e ensino da Palavra de Deus, Aimee Semple McPherson, também foi autora de vários livros, de cento e sessenta e cinco hinos e treze óperas sacras, tudo feito para exaltar o nome e a pessoa do Senhor Jesus Cristo.
Seu ministério terminou em 27 de setembro de 1944, enquanto ela estava em plena campanha em Oakland, a mesma cidade onde recebeu a visão do Evangelho Quadrangular. Seu filho, Rolf K. McPherson, assumiu a liderança dessa grande organização.
Atualmente a Igreja do Evangelho Quadrangular está estabelecida em mais de 100 países, nos cinco continentes, com mais de 22 mil templos, mais 400 institutos bíblicos e cerca de 2 milhões de membros em todo o mundo, numa única família.
Chegada ao Brasil
A 15 de novembro de 1951, em São João da Boa Vista. Estado de São Paulo, foi fundada a Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil. Rapidamente o movimento ganhou adepto em todo o país. Esse reavivamento foi se alastrando e muitas tendas(era deste modo que as igrejas eram implantadas) eram armadas em vários estados de nossa nação. Logo surgiu a necessidade de organizar igrejas para dar acolhida ao grande número de pessoas que chagaram sedentas pelas boas novas que ouviram.
Hoje a Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil, é uma das maiores do mundo, e conta hoje mais de dez mil templos, 147 Institutos Teológico Quadrangular (órgão que educa e prepara obreiros para o ministério), com mais de cinco mil alunos, quinze mil pastores.
A Igreja como personalidade Jurídica
Como entidade jurídica, isto é, perante as leis do país a IEQ é uma corporação religiosa, cuja denominação, para todos os efeitos jurídicos, é IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR. Sua sede e foro estão na cidade de São Paulo e é regida por estatutos e regulamentos complementares, cujo registro foi feito no Primeiro Cartório de Registro de Títulos e Documentos, em 26 de julho de 1958.
Convenção Nacional
É regida por estatutos próprios e se realiza um vez por ano em caráter ordinário e se necessário em caráter extraordinário, sendo soberana em suas decisões. São membros natos da Convenção, todos os ministros e aspirantes do ministério quadrangular. Participam ainda os representantes da igrejas locais que se fazem representar na proporção de um para cem. Entre os trabalhos que se realizam na Convenção Nacional, destacamos o seguinte : Eleição dos membros do Conselho Nacional de Diretores, leitura e aprovação de relatórios, consagração de novos ministros, recepção de pastores vindos de outras denominações, discussão e decisão a respeito de novos regulamentos para a Igreja, decisão sobre doutrinas e práticas cristãs, administração e disciplina.